Projetos de Pesquisa

1. O despertar da Filosofia: Sobre o desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de filosofia em nível médio (2012)

Nº Cadastro PRPPG/UVA: 0319/2012

Descrição: O retorno da Filosofia ao ensino médio e a contínua crítica à propostas de ensino de filosofia motivam nossa pesquisa sobre a necessidade de uma metodologia de ensino de filosofia que gere interesse pela mesma em nossos alunos. Criar um apetite que não existe é o desafio enfrentado pelos professores de filosofia, pois não se pode atribuir a nossos alunos um interesse inato à filosofia, sendo necessária a reformulação de sua transmissão em termos mais convidativos. Na busca por essa reformulação, o presente projeto de pesquisa visa analisar as principais dificuldades, assim como possíveis soluções, para a problemática do ensino de filosofia no nível médio, estabelecendo como meta principal elaborar um material didático que forneça um conjunto de subsídios e recursos pedagógicos para a atuação do professor de filosofia junto a educandos do nível médio.
Situação: Em andamento.

Bolsistas de Iniciação Científica UVA/FUNCAP:

2. A religião como consciência do absoluto: O conceito de religião na filosofia de G. W. F. Hegel (2014)

Nº Cadastro PRPPG/UVA: 0492/2014

Descrição: O projeto de pesquisa se propõe a realizar uma análise do conceito de religião a partir das Lições sobre a Filosofia da Religião de G. W. F. Hegel (1770-1831), que compreende a religião como uma das formas de autoexpressão do Espírito Absoluto na realidade, e tem por objetivo pesquisar que papel a religião pode exercer em um mundo esclarecido. Dadas as condições objetivas da pesquisa e sua relevância, afirmamos ser a proposta, em seu fim último, o compreender da experiência da religião em seu matiz filosófico, isto é, compreender a religião como parte da atividade da consciência, indagando sobre o papel que exerce a religião na consciência do indivíduo. Mas essa perspectiva não deixa de ser problemática, pois defronta com duas perspectivas já consolidadas. A primeira põe a religião referente ao indizível, representando o enigma da existência, já a segunda considera a religião apenas uma forma de exteriorização do sentimento humano em sua forma pura. Hegel repreende ambas as propostas, e busca demonstrar que a religião possui um sentido superior as mesmas, pois está relacionada a uma compreensão da realidade em sua estruturação lógica: arte, religião e filosofia fazem parte de um processo de autoexpressão do absoluto na realidade, no mundo objetivo e histórico. Nessa perspectiva, o projeto de pesquisa visa não apenas apreender o que venha ser o conceito de religião na concepção de Hegel, mas discutir o elemento religioso em sua condição histórica e antropológica, a partir dessa concepção. Assim, a proposta de trabalho desse projeto de pesquisa visa compreender o porquê nossa organização social e existencial depende da esfera da religião, a ponto de, em pleno século XXI, o discurso religioso ainda ser um dos maiores influenciadores das ações humanas.
Situação: Em andamento.

Bolsistas de Iniciação Científica UVA/CNPq:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s