Projetos de Extensão

1. O Pensamento em Devir: A Filosofia no Cinema

Nº Cadastro PROEX/UVA: 0132/2012

Descrição: O projeto de extensão O PENSAMENTO EM DEVIR: A FILOSOFIA NO CINEMA pretende apresentar a intrínseca relação que há entre cinema e filosofia, e como a mesma pode ser um recurso didático efetivo na comunicação da filosofia e ao convite ao filosofar. Diante da realidade atual de nossa sociedade, a reflexão filosófica se faz cada vez mais presente, não só por parte do professores, mas principalmente dos alunos que começam a pensar sobre a mesma. Nessa perspectiva, o projeto de extensão busca produzir conhecimento sobre as potencialidades didáticas de cenas de filmes nas aulas de Filosofia do Ensino Médio e em outros espaços/instituições em que a cultura e a atividade filosófica tenham oportunidade de se efetivar. Não objetivamos realizar uma mostra de cinema, ou um atividade de exposição de filmes seguida de debates, mas a extração pontual de cenas que contribuam com a exposição realizada pelo professor de filosofia em suas aulas. Por isso compreenderemos o cinema como um recurso didático, no qual o professor poderá apresentar em um momento de sua exposição uma questão ou teoria filosófica aos alunos, como forma de auxiliá-los a adentrar o tema proposto pela aula.
Situação: Em andamento.

Bolsistas do Programa Bolsa Universidade – PBU/UVA:

 

Demonstração da proposta

Como demonstração do potencial didático do cinema, apresentamos abaixo algumas cenas selecionadas pela equipe do projeto extraídas da trilogia “Matrix”. Luz, Câmera, Filosofia!!!

CENA 1

 

CENA 2

 

CENA 3

 

CENA 4

 

CENA 5

 

CENA 6

 

Argumento

Cada uma dessas cenas apresenta um debate vinculado a uma questão ou problema debatido no decorrer da historia da filosofia: Lógica, Metafisica, Ética, Estética etc., praticamente qualquer tema filosófico pode ser debatido de forma mais contextualizada pelo professor através de uma cena. O cinema pode ser o “gatilho” de uma reação em cadeia que findará por trazer os discentes para “dentro” da reflexão filosófica.

Então, por que não incorporar esse potencial didático que o cinema tem em nossas aulas?

Eis o que nos propomos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s